Île de la Cité

França Paris
Catedral de Notre Dame

Da entrada do Louvre, fui em direção ao Sena, e lá vi a Pont des Arts, uma ponte só para pedestres. Do outro lado dela fica o Institut de France, que agrupa cinco “académies”, sendo a mais famosa a Académie Française.

A ponte seguinte é a Pont Neuf (“ponte nova”), que corta a Île de la Cité, uma das duas ilhas que ficam no Sena, bem no centro de Paris.

Pont des Arts     Pont des Arts e o Institut de France     Pont Neuf, cortando a Île de la Cité

Na ilha, fica a Consiergerie, que já foi uma prisão na época da revolução, onde ficou presa Maria Antonieta, aguardando a execução. Nela também está o Palácio da Justiça, que cuida do maior número de casos na França.

A segunda ilha é a Île de Saint-Louis, mas eu acabei não passando por ela hoje. Deu preguiça.

Consiergerie     [Alguém sabe o que é isso? Não consegui descobrir!]     Palais de Justice

Catedral de Notre Dame

Um pouco mais adiante, ainda na Cité, encontrei a catedral de Notre Dame (é, a do corcunda). Tentei de todo jeito conseguir tirar uma foto dela inteira comigo aparecendo, mas simplesmente não consegui. Vendo meu desespero, outro turista se ofereceu pra tirar a foto.

Depois de agradecer, perguntei algo a ele, mas ele não entendeu, disse que não falava francês. Quando perguntei de onde era, adivinhem: mais um brasileiro. Ele comentou que a Notre Dame era realmente muito bonita e que valia a pena entrar (e era de graça).

Se ele não tivesse falado, eu provavelmente teria passado direto, mas acabei ficando curioso. Já tava lá, né? De fato, já por fora ela é bem bonita. Não só entrei na catedral, como resolvi pagar 5 euros pra subir (mais detalhes no próximo post). E ela acabou despertando minha curiosidade pra conhecer outras igrejas.

Catedral de Notre Dame (foto tirada por outro turista brasileiro)   Entrada da Notre Dame   Topo da Notre Dame   A árvore de natal atrasada em frente a Notre Dame

Enquanto isso, Gi continuava perdida em Paris, sem saber onde estava, esperando a boa vontade dos amigos pra voltar pra casa.

~ por Emannuel em [ janeiro 10, 2008 ].

3 Respostas to “Île de la Cité”

  1. Ile de la Cite, Universite e a outra parte de Paris que eu esqueci agora – lembra minhas aulas sobre História da Forma Urbana…
    meu curso é péssimo pra quem gosta de viajar e ainda não conseguiu embarcar…
    :P

  2. ah sim, lembrei – tu fizesse 3 pedidos cada vez que entrava numa igreja pela primeira vez?! dizem por aí que funciona…

    beijo

  3. pior que não!
    minha mãe me disse pra eu fazer mas eu esqueci desse detalhe!
    entrei em QUINHENTAS igrejas e não fiz UM pedido sequer =(

Deixe um comentário